"Luperce Bezerra Pessoa de Miranda nasceu em Recife, em um ambiente essencialmente musical, e logo aos 08 anos de idade começou a ter contato com o bandolim!
Em 1926, o genial bandolinista e compositor Luperce Miranda passou a integrar o histórico conjunto Turunas da Mauricéia, cujo repertório incluía Emboladas e Cocos, ritmos até então desconhecidos na cidade, sendo que também trajavam roupas sertanejas, com chapéus de abas largas erguidas na frente!
Apresentou-se com vários ícones de nossa Música Popular Brasileira, tendo participado das gravações de Noel Rosa - O Poeta do Samba no primeiro registro de "Com que Roupa?", e do samba "Se você Jurar", interpretado por Mário Reis e Francisco Alves!
Luperce foi fundamental para transformar o bandolim em um dos instrumentos mais relevantes e originais de nossa rica e diversificada Música Popular!
Com sua genialidade, criou um jeito único de tocar o instrumento, construindo uma escola admirada mundo afora, seja pela técnica ou pela obra!
O mágico Luperce Miranda foi um dos primeiros a colocar o bandolim em uma posição de solista de destaque no regional brasileiro, contribuindo de forma definitiva para a formação de uma técnica sólida e virtuosística!
Deixou mais de 500 composições e participou de cerca de 700 gravações!
Sobre seu talento, disse o maestro Francisco Braga: "Rapaz, eu o considero o Rei do Bandolim", e ainda Villa-Lobos que lhe declarou certa vez: "Menino, você é um gênio!"
Há 45 anos, Luperce Miranda partia no Rio de Janeiro, e neste singelo tributo compartilhamos uma de suas mais belas composições, ʺQuando me Lembroʺ, em sublime versão ao vivo com as irmãs Elisa Meyer Ferreira (bandolim) e Lia Meyer Ferreira (violão), do prestigiado conjunto Choro Das Três!".
- Crédito composição: Quando Me Lembro, Luperce Miranda
- Direitos autorais: Muserk Rights Management, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, LatinAutor
- Vídeo: Eduardo Ferreira e Lia Meyer Ferreira
#lupercemiranda #bandolim #musicapopular #chorodastres #choro #somdoanimal
Nenhum comentário:
Postar um comentário