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quinta-feira, 31 de março de 2022

Guia de Classificação de Disco

Classificação 101 do registro: Compreendendo o guia de classificação Goldmine

 

Discos de Vinil

Goldmine® Grading Guide é agora o guia mais amplamente usado para a compra e venda de álbuns de vinil; muitos leilões do eBay e sites independentes juram por ele

Crédito Site Goldmine: www.goldminemag.com/

Link Original: https://www.goldminemag.com/collector-resources/record-grading-101

Por Patrick Prince - Atualizada: 7 de fevereiro de 2020  Original: 22 de junho de 2010

 

Nada é mais importante para determinar o valor de seus registros do que sua condição! Sim, sua raridade e demanda relativas são importantes, mas um colecionador ou negociante pagará muito mais por um registro na condição Near Mint do que um na condição Very Good Minus.

 

No entanto, descobri que a maioria das pessoas com coleções ou acúmulos tem uma noção exagerada da condição de seus discos. Não sei quantas vezes ouvi pessoas que pensam que sabem do que estão falando me dizer: "Meus discos são todos Mint!" Claro, e tenho uma propriedade à beira-mar no Arizona para vender para você.

 

A verdade é que a maioria dos registros, especialmente de antes da década de 1970, não está em nada perto da condição Mint ou Near Mint. É por isso que um colecionador pagará um prêmio por tal disco, se ele ou ela tiver que tê-lo.

 

Este livro lista valores para registros na condição Near Mint. Registros em condições inferiores valem uma fração dos preços da Casa da Moeda.

 

Para a maioria dos colecionadores, Muito bom é o tipo mais baixo pelo qual eles pagarão mais do que preços de barganha. E alguns nem mesmo farão isso. Registros de nível inferior são bons apenas como substitutos, até que apareça uma cópia melhor, ou como exemplos de registros verdadeiramente raros que são difíceis de encontrar em qualquer condição.

 

Na maioria das vezes, os LPs são vendidos com duas notas, uma para o disco e outra para a capa. Listamos apenas uma nota, entretanto, porque com algumas exceções, álbuns sem capas não valem nada e capas sem o álbum que os acompanha não têm valor. Se um álbum for classificado como VG para a capa e VG + para o registro, some os dois valores e divida por 2 para obter uma estimativa aproximada do valor de um LP de “classificação mista”.

 

A maioria dos registros é avaliada visualmente. Isso ocorre porque a maioria dos negociantes de discos tem muitos discos - centenas de milhares em alguns casos - e eles não têm tempo para jogar todo o seu estoque. Dito isso, alguns defeitos são fáceis de ver, como arranhões e empenamentos. Outros são sutis, como o desgaste da ranhura devido ao uso de um braço de tom barato ou mal alinhado. Nossa experiência mostra que LPs mais antigos (de 1950 a 1971) tendem a tocar melhor do que parecem, e LPs mais recentes (pelo menos até 1989) tendem a tocar pior do que parecem.

 

Ao avaliar seus registros, faça-o sob uma luz forte. Observe tudo com atenção e, em seguida, atribua uma nota com base em suas observações gerais.

 

Alguns discos serão dignos de um grau superior, exceto por defeitos como escrita, fita ou pequenas rachaduras de costura. Sempre mencione isso ao vender um disco! Para alguns colecionadores, eles serão irrelevantes, mas para outros, eles serão um quebra-negócio. Para todos, é importante conhecê-los.

 

Além disso, alguns LPs foram feitos apenas para fins promocionais. Novamente, sempre mencione se um disco é uma cópia promocional ao anunciá-lo para venda!

 

Um dos obstáculos para o crescimento futuro da coleta de registros é a classificação ruim e a falta de consenso sobre o que constitui um registro ou capa “Muito Bom Mais” ou “Perto da Casa da Moeda”. Ao longo dos anos, o Guia de classificação Goldmine® tentou padronizar isso. É agora o guia mais utilizado para a compra e venda de álbuns de vinil; muitos leilões e sites independentes do eBay juram por ele. Mas reconhecemos que existem muitas variáveis ​​para avaliar um registro. Como vendedor, é melhor você classificar de forma conservadora e surpreender o comprador com um registro melhor do que o esperado, do que classificar com base em ilusões ge perder um cliente.

 

Dito isso, aqui estão as notas padrão para álbuns de discos, do melhor ao pior.

 

MINT (M)
São absolutamente perfeitos em todos os sentidos. Muitas vezes há rumores, mas raramente é visto, Mint nunca deve ser usado como uma nota, a menos que mais de uma pessoa concorde que o registro ou capa realmente está nesta condição. Não há uma porcentagem definida do valor Near Mint que eles podem trazer; é mais bem negociado entre comprador e vendedor.

 

NEAR MINT (NM OR M-)
Uma boa descrição de um registro NM é “parece que acabou de sair de uma loja de varejo e foi aberto pela primeira vez”. Em outras palavras, é quase perfeito. Muitos revendedores não usarão uma nota mais alta do que essa, o que implica (talvez corretamente) que nenhum disco ou capa é realmente perfeito.

 

Os registros do NM são brilhantes, sem defeitos visíveis. Escrita, adesivos ou outras marcas não podem aparecer na etiqueta, nem podem quaisquer “marcas de fuso” de alguém que tente cegamente colocar o disco no toca-discos. Os principais defeitos de fábrica também devem estar ausentes; um disco e uma gravadora obviamente deslocados do centro não é Near Mint. Se reproduzido, o fará sem ruído de superfície. (Os registros NM não precisam ser "nunca reproduzidos"; um registro usado em uma excelente mesa giratória pode permanecer NM após muitas reproduções se o disco for devidamente cuidado.)

 

As capas NM são livres de vincos, desgaste do anel e fendas de costura de qualquer tipo.

 

NOTA: Esses são padrões elevados e não estão em uma escala móvel. Um disco ou capa dos anos 1950 deve atender aos mesmos padrões que um dos anos 1990 ou 2000 para ser Near Mint! Estima-se que não mais que 2 a 4 por cento de todos os registros remanescentes das décadas de 1950 e 1960 sejam realmente Near Mint. É por isso que eles buscam preços tão altos, mesmo para itens mais comuns.

Não assuma que seus registros são Near Mint. Eles devem atender a esses padrões para se qualificar!

 

MUITO BOM MAIS (VG +)  ou EXCELENTE (E)

Uma boa descrição de um registro VG + é "exceto por algumas coisas menores, isso seria Near Mint". A maioria dos colecionadores, especialmente aqueles que querem tocar seus discos, ficarão felizes com um disco VG +, especialmente se for para o nível mais alto (às vezes chamado de VG ++ ou E +).

 

Os registros VG + podem mostrar alguns leves sinais de desgaste, incluindo arranhões leves ou muito leves que não afetam a experiência de audição. Pequenas distorções que não afetam o som estão OK. Sinais menores de manipulação também estão OK, como marcas reveladoras ao redor do orifício central, mas a reprodução repetida não deformou o orifício. Pode haver algum desgaste ou descoloração do anel muito leve, mas deve ser quase imperceptível.

 

As tampas VG + devem ter apenas um desgaste mínimo. Uma capa VG + pode ter um desgaste mínimo da costura ou uma fenda (menos de uma polegada de comprimento) na parte inferior, o local mais vulnerável. Além disso, uma tampa VG + pode ter algumas deformações, como uma marca de recorte. Capas com marcações recortadas nunca podem ser consideradas Near Mint.

 

Muito bom (VG)
Muitas das imperfeições encontradas em um registro VG + são mais óbvias em um registro VG. Dito isso, os discos da VG - que normalmente não custam mais do que 25% de um disco do NM - estão entre as maiores pechinchas na coleção de discos, porque a maior parte do “muito dinheiro” vai para cópias mais perfeitas. Para muitos ouvintes, um disco ou capa VG valerá o dinheiro.

 

Os registros VG têm falhas mais óbvias do que seus equivalentes em melhor forma. Eles não têm a maior parte do brilho original encontrado em discos novos de fábrica. O desgaste da ranhura é evidente à vista, assim como arranhões leves e profundos o suficiente para serem sentidos com a unha. Quando tocado, um registro VG tem ruído de superfície e alguns arranhões podem ser audíveis, especialmente em passagens suaves e durante a introdução e finalização de uma música. Mas o barulho não vai dominar a música de outra forma.

 

Pequenos escritos, fitas ou adesivos podem prejudicar o rótulo. Muitos colecionadores que têm jukeboxes usam registros VG neles e não pensam duas vezes. Continuam a ser uma excelente experiência de audição, mas não são como se estivessem em melhor forma.

 

As tampas VG terão muitos sinais de manipulação humana. O desgaste do anel no meio ou ao longo das bordas da capa, onde ficaria a borda de um disco, é óbvio, embora não exagerado. Podem ser visíveis mais alguns vincos. A divisão da costura será mais óbvia; pode aparecer nos três lados, embora não seja óbvio ao olhar. Alguém pode ter escrito ou carimbado uma etiqueta de preço nele também.

 

Bom (G),
Bom Mais (G +)
ou Muito Bom Menos (VG–)

Esses registros vão de 10 a 15 por cento do valor Near Mint, se você tiver sorte.

 

Bom não significa ruim! O disco ainda é reproduzido sem pular, então pode servir como preenchimento até que algo melhor apareça. Mas ele tem ruído de superfície significativo e desgaste de ranhura, e a etiqueta está gasta, com desgaste significativo do anel, escrita pesada ou danos óbvios causados ​​por alguém tentando remover a fita ou adesivos e falhando miseravelmente. Uma capa Good to VG tem o desgaste do anel a ponto de distrair, tem divisões de costura óbvias à vista e pode ter uma escrita ainda mais pesada, como, por exemplo, letras enormes de estações de rádio escritas na frente para impedir roubos.

 

Se o item for comum, provavelmente é melhor ignorá-lo. Mas se você o procura há muito tempo, compre-o barato e procure atualizá-lo.

 

Os
registros POOR (P) e Regular (F) Insuficiente (P) e Regular (F) vão de 0 a 5 por cento do valor Near Mint, se for o caso. O mais provável é que acabem indo para o lixo. Os registros são quebrados, impossivelmente distorcidos ou pulados e / ou repetidos quando é feita uma tentativa de reproduzi-los. As tampas estão tão danificadas que você quase tem vontade de chorar.

 

Somente os itens mais escandalosamente raros são vendidos por mais de alguns centavos nessa condição - novamente, se é que vendem.

 

 

Álbuns Selados

Álbuns ainda lacrados podem - e trazem - preços ainda mais altos do que os listados.

 

No entanto, deve-se ter cuidado ao pagar um prêmio por LPs lacrados de qualquer tipo por vários motivos:

  • 1. Eles podem ter sido selados novamente;
  • 2. Os registros podem não estar na condição Near Mint;
  • 3. O registro dentro pode não ser a prensagem original ou a prensagem mais desejável;
  • 4. O mais bizarro de tudo é que o registro errado pode estar lá dentro. Isso já aconteceu comigo; Eu abri um álbum lacrado de um artista do MCA apenas para encontrar um disco de um artista diferente do MCA dentro! Felizmente, não paguei muito por aquele LP lacrado. Eu teria ficado muito chateado se tivesse!

 

Importações


O Guia de preços de álbuns de discos Goldmine® lista apenas os LPs de vinil fabricados nos Estados Unidos ou, em alguns casos, fabricados em outros países, mas especificamente para lançamento nos Estados Unidos. Qualquer registro que se enquadre nos seguintes critérios é uma importação e você não o encontrará no guia de preços:

  • • LPs no selo Parlophone de qualquer artista, pelo menos antes de 2000. A Parlophone, mais conhecida como o selo britânico dos Beatles, não era usado como selo nos Estados Unidos até muito recentemente.
  • • LPs com as letras “BIEM,” “GEMA” ou “MAPL” neles.
  • • LPs que dizem em qualquer lugar na etiqueta ou capa, "Fabricado no Canadá", "Fabricado no Reino Unido", "Fabricado na Alemanha" etc.

 

Optamos por não listar registros da Grã-Bretanha, Canadá, Japão ou qualquer outro país por razões logísticas. Onde você começa e onde você para?

 

Infelizmente, percebemos que há falta de informações confiáveis ​​sobre o valor dos registros fora dos EUA, especialmente publicados nos Estados Unidos. Não entre em contato conosco para obter informações sobre registros fora dos EUA; não podemos ajudar.

 

Além disso, infelizmente, existem poucas regras gerais sobre o valor de uma importação em comparação com uma edição americana.

 

Alguns álbuns de importação, especialmente os japoneses bem feitos que ainda têm sua “tira obi”, podem custar mais do que os americanos. Outros parecem atrair pouco interesse nos Estados Unidos.

 

Uma regra é tão verdadeira para as importações quanto para os discos dos Estados Unidos: os discos originais nas melhores condições serão vendidos por mais do que reedições e aqueles em formato inferior.

 

Cópias promocionais

 

Basicamente, um registro promocional é qualquer cópia de um registro não destinado à venda no varejo. Rótulos diferentes os identificam de maneiras diferentes: O método mais comum em LPs é usar um rótulo branco em vez do rótulo de cor regular e / ou adicionar palavras como o seguinte:

  • “Demonstração - Não está à venda”
  • “Registro de audição”
  • “Apenas para uso de rádio-TV”
  • “Cópia Promocional”

 

Alguns rótulos, é claro, usavam cores diferentes do branco; outros ainda usaram as mesmas etiquetas de suas cópias de estoque, mas adicionaram uma isenção de responsabilidade promocional ao rótulo.

 

A maioria dos álbuns promocionais tem o mesmo número de catálogo do lançamento regular, exceto por essas diferenças.

 

Às vezes, as cópias de estoque regulares têm uma borracha “Demonstração - Não está à venda” ou “Promo” estampada na capa; estes são conhecidos como “promoções designadas” e não têm o mesmo prestígio dos verdadeiros registros promocionais. Trate-os como cópias de estoque que foram desfiguradas. As exceções são indicadas nas listas.

 

Tudo isso é mencionado como meio de identificação. Como regra, não listamos os registros promocionais separadamente, nem estamos interessados ​​em fazê-lo. Existem exceções, que listaremos a seguir. Mas sentimos que o precioso espaço em nossos guias é melhor usado para registros exclusivos disponíveis comercialmente, em vez de milhares e milhares de cópias promocionais.

 

A maioria dos LPs promocionais é vendida por aproximadamente o mesmo que uma cópia de estoque do mesmo número de catálogo. Essa tem sido nossa experiência.

 

No entanto, existem algumas exceções. Esses são os tipos de promoções que você encontrará documentados em nosso guia de preços e que planejamos continuar a documentar. Esses incluem:

  • Promos de vinil colorido.
  • Promoções em séries especiais de numeração, como álbuns de Columbia com um prefixo “AS” ou “CAS”; Warner Bros, álbuns com prefixo “PRO” ou “PRO-A-”; Álbuns de capitólio com prefixo “PRO” ou “SPRO”; Álbuns de Mercury com prefixo “MK”; e outras séries semelhantes em outras etiquetas.
  • Promoções que são de alguma forma diferentes das versões lançadas, seja por causa de mudanças na capa ou mudanças na música entre o LP promocional e o LP de estoque regular.
  • Promoções impressas em vinil especial de alta qualidade; eles eram populares na década de 1980 e podem trazer um prêmio acima das cópias de estoque dos mesmos títulos.


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