DeVotchKa — Foto: Divulgação / Manmade Media |
As informações são do Portal de Notícias G1, de terça-feira 21/03/2023
O quarteto DeVothKa surgiu para acompanhar shows burlescos, um estilo de apresentação sensual e de strip-tease feminino com estética retrô. Eles foram a banda de apoio da dançarina e modelo Dita Von Teese.
O grupo de Denver, no Colorado, fazia um som chamado de "dark cabaret", ou cabaré sombrio. Foram quase dez anos no circuito alternativo até serem descobertos pelos diretores do filme "Pequena Miss Sunshine", fenômeno independente de 2006.
Os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris chamaram o DeVothKa para fazerem a parte original da trilha do filme, que os projetou e levou para festivais e turnês pelo mundo. Dá para dizer, então, que "Pequena Miss Sunshine" tirou o DeVothKa do cabaré.
A banda foi formada em Denver, no Colorado, em 1997, e lançou quatro álbuns por pequenos selos dos EUA até 2004. O nome, termo russo que significa "garota", entrega as influências de música do leste europeu.
Eles foram indicados ao Grammy de melhor trilha sonora em 2006 por "Pequena Miss Sunshine" - perderam para a trilha de "Johnny and June".
O período logo após o sucesso do filme também foi o de maior destaque comercial do DeVoTchKa. Eles se encaixaram em uma onda de artistas indies com influência da música do leste europeu, como Gogol Bordello e Beirut.
Um marco dessa transição do cabaré para a multidão foi quando eles abriram o show do Muse no Stade de France, em junho de 2010, para mais de 80 mil pessoas.
No mesmo ano, eles foram chamados para fazer a trilha de "I Love You Phillip Morris", que não teve tanta repercussão quanto o trabalho anterior no cinema.
A última década foi de menor atividade para o DeVoTchKa, mas eles seguiram tocando em festivais pelo mundo. O álbum mais recente é "This Night Falls Forever", de 2018.
DeVotchKa — Foto: Divulgação / Manmade Media |
Nenhum comentário:
Postar um comentário